XYLITOL

O Xilitol é um adoçante de fonte natural, encontrado nas fibras de muitos vegetais, como milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, bagaço de cana de açúcar, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos. Possui dulçor equivalente ao da sacarose, porém com baixa caloria. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde, agindo na cura ou prevenção de doenças.
É tolerado por diabéticos e possui ação anticariogênica, além de produzir um agradável efeito refrescante na boca.
Estudos indicam que o Xilitol é recomendado para tratar diabetes, desordem no metabolismo de lipídeos, e lesões renais e parentais, assim como para prevenir otite, infecções pulmonares e osteoporose.
O Xilitol também tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.

Benefícios

Diabetes – Xilitol é bem tolerado por indivíduos diabéticos porque independe de insulina para ser metabolizado.
Saúde bucal – Xilitol pode prevenir ou reduzir a incidência de cáries uma vez que não pode ser fermentado.
Gerenciamento do peso – Xilitol possui a mesma capacidade adoçante que o açúcar (sacarose) com cerca de 40% de calorias a menos.
Otite – Xilitol pode prevenir ou auxiliar no tratamento da otite média inibindo o crescimento da bactéria Streptococcus pneumonia e, principal causadora de infecções no ouvido médio.
Osteoporose – Xilitol pode atuar na prevenção da osteoporose estimulando a absorção de cálcio pelo intestino.

Sugestão de uso
Use xilitol para adoçar café, suco, shakes e qualquer outra bebida. Pode ser usado em receitas culinárias, já que suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.